15 de outubro de 2011

Imaginação: construtora de imagens


Segundo o dicionário Aurélio, imagem significa uma “representação mental de um objeto, impressão, lembrança.” Nesse contexto, as empresas utilizam de mecanismos para serem as representações mentais referida, quando se falar no serviço ou produto semelhante ao oferecido por ela.

A construção da imagem organizacional pode acontecer, segundo Tereza Holliday, por meio de um “produto imaginário”, isto é a imagem empresarial é constituída pela soma das percepções e experiências que cada indivíduo, particularmente, possui da organização. Por exemplo, quando pensamos em geladeira ou máquina de lavar certamente o produto da imaginação se materializará em uma Brastemp.

Para conseguir se fixar na imaginação do público interlocutor, as organizações possuem o papel de fornecer subsídios para solidificar ou alterar as percepções e lembranças. Por meio de um discurso institucionalizado ressaltando suas ações e supostas qualidades, ela então, constrói o produto imaginário . Este resultado ainda resulta na chamada reputação da empresa, que está intimamente ligado ao modo como elas se mostram, ou se deixam mostrar. Cabem a nós, receptores do discurso, decidir se acreditamos ou não no emissor.

Assim, para exemplificar essa prática de construção da imagem auxiliada pelo discurso institucionalizado ou publicitário, assistam aos vídeos abaixo e exponham suas impressões.

Até breve,

Jussara Assis


Nenhum comentário:

Postar um comentário