Segundo o dicionário Aurélio, imagem significa uma “representação mental de um objeto, impressão, lembrança.”
Nesse contexto, as empresas utilizam de mecanismos para serem as representações mentais referida, quando se falar no serviço ou produto semelhante ao oferecido
por ela.
A construção da imagem
organizacional pode acontecer, segundo Tereza Holliday, por meio de um “produto
imaginário”, isto é a imagem empresarial é constituída pela soma das percepções
e experiências que cada indivíduo, particularmente, possui da organização. Por
exemplo, quando pensamos em geladeira ou máquina de lavar certamente o produto
da imaginação se materializará em uma Brastemp.
Para conseguir se fixar na
imaginação do público interlocutor, as organizações possuem o papel de fornecer
subsídios para solidificar ou alterar as percepções e lembranças. Por meio de
um discurso institucionalizado ressaltando suas ações e supostas qualidades, ela então, constrói o produto imaginário . Este resultado ainda resulta na
chamada reputação da empresa, que está intimamente ligado ao modo como elas se
mostram, ou se deixam mostrar. Cabem a nós, receptores do discurso, decidir se
acreditamos ou não no emissor.
Assim, para exemplificar essa
prática de construção da imagem auxiliada pelo discurso institucionalizado ou
publicitário, assistam aos vídeos abaixo e exponham suas impressões.
Até breve,
Jussara Assis
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