20 de janeiro de 2012

Show da realidade na telinha da TV



“Se você pudesse me dizer
Se você soubesse o que fazer
O que você faria?
Aonde iria chegar?”

O trecho da música acima lhe é familiar? Infelizmente, a resposta é sim. Há doze anos que essa alegre melodia invade as casas de milhões de telespectadores que não perdem um dramático e explícito show de “realidade”.

Para os que têm o prazer de não conhecer a melodia acima, informo que se trata da música tema do Big Brother Brasil, programa exibido pela Rede Globo.

“Se você soubesse quem você é

Até onde vai a sua fé

O que você faria?
eu pagaria pra ver?”

                                             
Seria a falta de fé de milhões de brasileiros que os fazem prestarem atenção nas conversas, banhos de piscinas, desfiles de corpos estruturais seminus e outras coisas que não me atrevo a comentar, como o suposto estupro ocorrido dentro da casa, que impede que os telespectadores saibam quem eles próprios são? Eu não pagaria para ver, não mesmo. Até por que a resposta está no sucesso de audiência que o reality alcança ao longo da sua trajetória.

“Se pudesse escolher
Entre o bem e o mal
Ser ou não ser
Se querer é poder
Tem que ir até o final
Se quiser vencer!”

E, se você pudesse escolher? Você continuaria escolhendo assistir 14 supostos heróis e guerreiros se exibindo para dezenas de câmeras e espectadores famintos por batalhas sangrentas e cenas picantes? Enquanto isso, centenas de crianças estão morrendo sem ter o que comer e outras milhões de pessoas, inconscientemente, estão também deixando morrer a cultura e o respeito ao próximo e a si.

“Escolher entre o bem e o mal”... Parece até uma ironia, mas é você quem deve escolher, pois afinal “querer é poder”, já disse o autor da música.

Bom, sinceramente, faço votos que boas escolhas sejam realizadas pelos consumidores da TV brasileira. Infelizmente está cada vez mais difícil ligar o aparelho para prestigiar o triste show da vida humana.

Até breve.

Jussara Assis

Um comentário:

  1. Gasta-se milhões de reais para manter esse programa no ar, enquanto temos milhares de crianças brasileiras sem um teto, comida, saúde e educação. Nós brasileiros devíamos parar de dar audiência para esse tipo de programa e começar a cobrar das autoridades mais ações em prol de melhorias sociais.

    O link abaixo é uma cronica de Luís Fernando Veríssimo sobre o BBB, vale a pena ler.
    http://sementesdologos.wordpress.com/2012/01/16/bbb-big-brother-brasil-luis-fernando-verissimo/

    Bjs

    ResponderExcluir